$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A APOCALÍPTICA NO ZOROASTRISMO, JUDAÍSMO E CRISTIANISMO: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE O AVESTA, DN 12,1-3 E MT 27,51B-53 QUANTO À IDEIA DA RESSURREIÇÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor: DIONISIO OLIVEIRA SOARES

Colaborador(es):  ISIDORO MAZZAROLO - Orientador
Número do Conteúdo: 56491
Catalogação:  09/12/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56491@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56491@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56491

Resumo:
É já notório o conhecimento de que o legado da cultura persa no período pós-exílico do judaísmo não pode ser desprezado, especialmente no final deste período, quando o gênero literário apocalíptico estava florescendo. A presente tese analisa a ressurreição individual no que tange às possíveis relações entre a religião persa e o judaísmo intertestamentário, bem como o cristianismo primitivo. Para tanto, o trabalho começa verificando as origens e desdobramentos do fenômeno apocalíptico. Em seguida, focaliza as conexões literárias que poderiam revelar as ligações entre persas e judeus: a tradição do Avesta antigo (especialmente o Yasna 30,7 e o Yasht 19.11.89) é cotejada com o texto de Daniel 12,1-3. Posteriormente, a possível conexão entre Daniel 12,1-3 e Mateus 27,51b-53 é analisada. O objetivo da tese é verificar em que medida o texto de Daniel refletiria um desenvolvimento dentro do judaísmo a partir do contato com a apocalíptica iraniana, bem como em que medida a origem da tradição presente na perícope mateana refletiria a ressurreição individual a partir da tradição de Daniel. A despeito das características próprias de cada texto, os pontos de contato são bastante plausíveis a partir do marco social, gênero literário e objetivo dos textos, especialmente entre Daniel e Mateus. A perícope mateana revelaria uma tradição daniélica, na qual a ressurreição foi vista como uma recompensa aos judeus que morreram em virtude da justiça divina. Como o redator em Daniel, o evangelista revela uma comunidade em conflito, agora com o judaísmo formativo; ela deixa transparecer uma crença em um reino messiânico que atende à expectativa de uma era escatológica que se inicia justamente na morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Descrição Arquivo
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTAS, EPÍGRAFE  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui