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Título: PHONOGRAPHOS E GRAMOPHONES: A CASA EDISON E O MERCADO FONOGRÁFICO NO RIO DE JANEIRO ENTRE OS ANOS DE 1900 A 1913
Autor: EDUARDO GONCALVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIS REZNIK - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 56436
Catalogação:  06/12/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56436@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56436@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56436

Resumo:
A dissertação de Mestrado tem por objetivo examinar a formação do mercado fonográfico no Brasil a partir da atuação da primeira gravadora de cilindros de cera com canções brasileiras, a Casa Edison, na capital federal no final do século XIX até o início da segunda década do século XX. Para empreender tal análise, a pesquisa focou-se nos documentos produzidos pela gravadora, como os seus catálogos e suplementos de divulgação, as correspondências com empresas fonográficas estrangeiras e as cessões de direitos autorais. A gravadora foi um espaço polifônico que dialogou e negociou com diversos gêneros musicais, compositores, poetas, cantores, empresários e empresas de sua época, indispensáveis para dar início ao seu processo de estruturação e expansão. A Casa Edison foi responsável pelo registro quase absoluto das músicas brasileiras durante as primeiras décadas do século XX e lançou as bases para estruturação do mercado fonográfico no Brasil.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1 E CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULOS 4 E 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
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