$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: A DEMOCRACIA LIBERAL PODE SOBREVIVER À CORROSÃO DO DEBATE PÚBLICO CRIADA PELO MONOPÓLIO DAS BIG TECHS?
Autor: RENATA VICENTINI MIELLI
LARISSA SANTIAGO ORMAY
LUANA MENEGUELLI BONONE
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 56271
Catalogação:  30/11/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56271@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56271@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.DDCIS.56271

Resumo:
O emprego das Big Techs como plataformas de trocas simbólicas representou uma ruptura na maneira como o debate público se organiza na sociedade. Este artigo vai analisar como o uso de dados pessoais e a monetização para parametrizar as tarefas dos algoritmos de aprendizagem de máquina que estruturam essas trocas estão ampliando a fragmentação social e o aprofundamento da crise da democracia liberal. O modelo econômico dessas plataformas, apoiado no extrativismo de dados e no patenteamento de suas ferramentas, somado aos obstáculos jurisdicionais para impor regulação a essas empresas são um entrave para enfrentar a disseminação em grande escala da desinformação e do negacionismo que fertilizam o crescimento do autoritarismo e de protofascismos em todo o mundo. Nesse sentido, o artigo propõe uma reflexão sobre a insuficiência de regulações pontuais para mitigar os efeitos deletérios da circulação de informação mediada em plataformas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui