$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: EVALUATING APPROACHES FOR DEVELOPERS ETHICAL REASONING AND COMMUNICATION ABOUT MACHINE LEARNING MODELS
Autor: JOSE LUIZ NUNES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SIMONE DINIZ JUNQUEIRA BARBOSA - ADVISOR
CLARISSE SIECKENIUS DE SOUZA - CO-ADVISOR

Nº do Conteudo: 56260
Catalogação:  30/11/2021 Idioma(s):  ENGLISH - UNITED STATES
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56260@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56260@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56260

Resumo:
Machine learning algorithms have become widespread for a wide array of tasks. However, there is still no established way to deal with the ethical issues involved in their development and design. Some techniques have been proposed in the literature to support the reflection and/or documentation of the design and development of machine learning models, including ethical considerations, such as: (i) Model Cards and (ii) the Extended Metacommunication Template. We conducted a qualitative study to evaluate the use of these tools. We present our results concerning the use of the Model Card by participants, with the objective of understanding how these actors interacted with the relevant tool and the ethical dimension of their reflections during our interviews. Our goal is to improve and support techniques for developers to disclose information about their models and reflect ethically about the systems they design. Furthermore, we aim to contribute to the development of a more ethically informed and fairer use of machine learning.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui