$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: EU NUNCA ACHO QUE É SUFICIENTE O QUE EU SEI: COMO SÃO E O QUE FAZEM AS PROFESSORAS REFERÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO?
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JANETE TEIXEIRA DE LYRA

Colaborador(es):  ZENA WINONA EISENBERG - Orientador
Número do Conteúdo: 56162
Catalogação:  25/11/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56162@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56162@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56162

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo analisar as práticas de professoras consideradas referência no município de Duque de Caxias, RJ. Para isso, elegi quatro professoras, cada uma de um distrito do referido município, indicadas pela orientação pedagógica da escola. A metodologia utilizada teve três partes: (1) entrevista semiestruturada com as professoras; (2) conversas com quatro alunos de cada turma; e (3) observação das aulas por um período de 5 meses, totalizando oito ou nove observações em cada sala. Foi utilizado o software Atlas ti para analisar qualitativamente os dados obtidos, organizando-os em categorias e subcategorias. Com isso, foi possível perceber que duas professoras desenvolvem práticas sistemáticas de alfabetização realizando com constância atividades que levam os alunos à compreensão do sistema de escrita alfabética. Uma já tinha a maior parte dos seus alunos alfabetizados, pois havia lecionado para eles no ano interior à pesquisa e outra priorizava em suas práticas atividades de letramento, pensando que desse modo os alunos iriam alfabetizar-se. Os resultados apontaram ainda em três turmas a presença de uma prática pedagógica diversificada, planejada a partir das avaliações diárias das professoras, buscando dar conta da heterogeneidade de saberes. Com esses resultados, fica sinalizada a importância de políticas públicas de investimentos na formação docente, de modo que os professores compreendam a necessidade de levar os alunos a refletirem sobre o sistema alfabético de escrita e, ao mesmo tempo, levá-los ao letramento. É importante também que as professoras percebam que a heterogeneidade existente na sala, antes de ser um problema, pode ser considerada favorável à aprendizagem. A qualidade do ensino público que tanto almejamos carece destes investimentos.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui