$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A ESCRITA NA AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO EM LARGA ESCALA
Autor: JOSIANE TOLEDO FERREIRA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 56148
Catalogação:  24/11/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56148@1
Referência [fr]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56148@3
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56148

Resumo:
Este trabalho busca contribuir para a compreensão da avaliação da alfabetização, tomando como objeto de estudo a Avaliação Diagnóstica da Alfabetização do Espírito Santo – PAEBES-Alfa. Seus objetivos são os seguintes: (i) analisar o desenvolvimento das habilidades de leitura e, principalmente, da escrita nos dois anos iniciais do Ensino Fundamental, i; (ii) observar os fatores que possam explicar a desaceleração/queda da proficiência em escrita verificada pelo PAEBES-Alfa no 2º ano do Ensino Fundamental. Para a consecução do primeiro objetivo, nos apoiamos em um modelo cognitivo para a aprendizagem da escrita utilizado em pesquisas no âmbito da psicologia da linguagem. O segundo objetivo envolveu a realização de uma análise conceitual e estrutural dos diferentes instrumentos utilizados na construção e correção dos testes de alfabetização. A metodologia adotada inclui a análise comparativa dos resultados da avaliação da leitura e da escrita, a realização de uma nova correção dos testes e uma análise das curvas de ajuste dos testes à população, além da análise do ponto de ancoragem de cada uma das categorias de resposta dos itens e de cada uma das habilidades avaliadas, associando-as aos padrões de desempenho do PAEBES-Alfa. Por meio desses procedimentos, foi possível caracterizar as relações que se estabelecem no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita no período da alfabetização, confirmar a existência de diferentes estilos de correção e sua não interferência nos resultados gerais da avaliação e observar a menor dificuldade dos testes de escrita no segundo ano. A partir dessas constatações, esta tese sugere a introdução de modificações tanto no modo de analisar o ajuste do teste à população, como na gradação da complexidade das tarefas propostas para os períodos de escolaridade avaliados e, ainda, ajustes nos formatos de itens e das chaves de correção, de modo a se obter uma medida cada vez mais precisa na avaliação da escrita na alfabetização e, consequentemente, uma melhor interpretação pedagógica desses resultados.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, RÉSUMÉ, SUMÁRIO, LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui