$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: CULTURAS ESCOLARES E CULTURAS SOCIAIS DE REFERÊNCIA: ESPAÇOS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E REPRESENTAÇÕES DOCENTES RELACIONADOS À LEITURA
Autor: ROBERTA ARAUJO TEIXEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VERA MARIA FERRAO CANDAU - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 56132
Catalogação:  24/11/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56132@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56132@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56132

Resumo:
A presente tese situa-se no campo dos estudos da Didática, abordando, especialmente, temáticas como a relação entre a cultura escolar, as culturas sociais de referência dos alunos e as práticas de leitura na escola. Partindo do pressuposto de que existem culturas escolares potencializadoras de aprendizagem refletidas em determinadas formas de organização e disposição de espaços didático-pedagógicos, concepções de leitura e práticas pedagógicas guiadas pela cultura social de referência dos alunos, foi realizado um estudo de caso em uma instituição de ensino da rede municipal do Rio de Janeiro, localizada na Zona Norte da cidade. A escola participou do Estudo da Geração Escolar 2005 - Projeto GERES - e foi escolhida por ter sido um dos estabelecimentos de ensino cujos alunos, ao final de quatro anos de aplicação de testes de Leitura, apresentaram maiores médias de desempenho, quando comparados a estudantes de outras escolas de composição social semelhante no âmbito da rede municipal. O interesse foi investigar aspectos da relação entre as culturas escolares e as culturas sociais de referência dos estudantes, a partir da análise de aspectos relacionados aos espaços didático-pedagógicos, às práticas pedagógicas e às representações dos docentes da referida escola. Para tanto, foram utilizados registros fotográficos dos espaços escolares destinados a práticas de leitura, tais como sala de leitura, salas de aula, murais e cantinhos de leitura; diário de campo contendo observações de aulas das turmas do quinto ano do ensino fundamental e de atividades na sala de leitura; e entrevistas realizadas com três professoras, duas coordenadoras e a diretora. O conceito de culturas escolares com o qual operamos está fundamentado nas ideias de Pérez Gómez (2001) associadas às de António Nóvoa (1992). Para analisar os dados, foram úteis categorias delineadas por Teixeira (2008) e Nóvoa (1992), que foram devidamente transpostos para dar conta dos objetivos dessa tese. Foi possível perceber, a partir dos dados, o esforço da escola em dialogar com os universos dos alunos, empregando elementos do cotidiano como ponto de partida ou fio condutor para o desenvolvimento de atividades e buscando a parceria da comunidade em diferentes projetos. Evidenciou-se, no entanto, a existência de tensões quando trabalhadas determinadas questões culturais. Desse modo, embora a escola considere o universo dos estudantes para o desenvolvimento de suas ações, este é um aspecto que exige maior aprofundamento e uma reflexão coletiva dos educadores para que possa ser sistematicamente trabalhado e integrado no cotidiano escolar.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui