As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: PICADEIRO DE PAPEL: UM CONVITE AO CIRCO NA POESIA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): CRISTINA SCHWARTZKOPFF BAND
Colaborador(es): GILBERTO MENDONCA TELES - Orientador
Número do Conteúdo: 5602
Catalogação: 20/10/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5602@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5602@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5602
Resumo:
Título: PICADEIRO DE PAPEL: UM CONVITE AO CIRCO NA POESIA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): CRISTINA SCHWARTZKOPFF BAND
Colaborador(es): GILBERTO MENDONCA TELES - Orientador
Número do Conteúdo: 5602
Catalogação: 20/10/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5602@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5602@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5602
Resumo:
O circo é uma arte universal, está presente em nosso
imaginário e continua sendo
fonte de inspiração para artistas e poetas em todo o mundo.
Nesta dissertação,
traçamos o percurso da arte circense desde seus primórdios
até meados do século
XX, situando-a num contexto histórico que nos permita
detectar a partir de que
momento esse universo artístico se faz presente na vida de
Carlos Drummond de
Andrade e conseqüentemente em sua poesia, tornando-se
objeto de reflexão.
Drummond é considerado um dos poetas de maior relevo na
literatura brasileira
do século XX, pela sua vasta e significativa obra composta
por temas
diversificados. Através de um conjunto de imagens, pode-se
observar como ele
explora e manipula os conteúdos de uma tradição popular,
dando-lhe, na maioria
das vezes, um tratamento diferenciado. Um circo familiar e
estranho é revivido na
poesia de Drummond, poeta marcado por uma infância em que o
circo exercia a
função de divertir e levar cultura à população brasileira.
Ao registrar suas
impressões sobre o tema, desvenda parte dos segredos dessa
arte misteriosa e
fascinante e enriquece o acervo literário nacional.
Resgatar o circo brasileiro em
sua poesia demonstra um desejo do poeta em elevá-lo ao
patamar dos grandes
temas tratados em sua obra.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO |
PDF ![]() |
INTRODUÇÃO |
PDF ![]() |
PARTE I |
PDF ![]() |
PARTE II |
PDF ![]() |
CONCLUSÃO |
PDF ![]() |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |
PDF ![]() |