$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA DE USINAS HÍBRIDAS NO BRASIL
Autor: DIEGO NASCIMENTO MAIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO - ORIENTADOR
FABIO RODRIGO SIQUEIRA BATISTA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 55983
Catalogação:  18/11/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55983@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55983@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55983

Resumo:
No atual ciclo de expansão do setor elétrico brasileiro está previsto um forte crescimento de fontes renováveis não despacháveis, por exemplo, as fontes eólica e solar fotovoltaica. Neste contexto, o conceito de usinas híbridas tem surgido como uma alternativa para que os riscos dos empreendimentos de geração de energia possam ser melhor gerenciados, além de proporcionar alternativas mais rentáveis no desenvolvimento de projetos desta natureza. A combinação de diferentes tecnologias tem o potencial de propiciar efeitos sinérgicos no desenvolvimento e na operação das usinas e, consequentemente, provocar redução de despesas e custos. O objetivo desta dissertação é apresentar uma abordagem metodológica para avaliar uma usina híbrida composta pelas tecnologias eólica e solar fotovoltaica, considerando dois dos principais fatores de riscos associados, ou seja, a aleatoriedade da geração do empreendimento e do preço da energia no mercado de curto prazo. Para o estudo de caso considerado, a aplicação da metodologia foi capaz de mensurar o ganho sinérgico com o desenvolvimento do arranjo híbrido. As análises de fluxo de caixa foram feitas em base mensal e horária, cujos resultados se mostraram próximos para a maior parte das situações estudadas. Foram realizadas análises de sensibilidade acerca do Montante de Uso do Sistema de Transmissão contratado, as quais indicaram a viabilidade de se contratar 30 por cento a 40 por cento menos do que hoje é obrigatório no setor elétrico brasileiro. Estas análises vieram acompanhadas do dimensionamento do quanto de sua produção o empreendimento deixa de injetar na rede básica em função de diferentes valores do MUST contratado.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui