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Título: CORPUS PARA O DOMÍNIO ACADÊMICO: MODELOS E APLICAÇÕES
Autor: IVAN DE JESUS PEREIRA PINTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SERGIO COLCHER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 55901
Catalogação:  16/11/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55901@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55901@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55901

Resumo:
Dados acadêmicos (e.g., Teses, Dissertações) englobam aspectos de toda uma sociedade, bem como seu conhecimento científico. Neles, há uma riqueza de informações a ser explorada por modelos computacionais, e que podem ser positivos para sociedade. Os modelos de aprendizado de máquina, em especial, possuem uma crescente necessidade de dados para treinamento, que precisam ser estruturados e de tamanho considerável. Seu uso na área de processamento de linguagem natural é pervasivo nas mais diversas tarefas. Este trabalho realiza o esforço de coleta, construção, análise do maior corpus acadêmico conhecido na língua portuguesa. Foram treinados modelos de vetores de palavras, bag-of-words e transformer. O modelo transformer BERTAcadêmico apresentou os melhores resultados, com 77 por cento de f1-score na classificação da Grande Área de conhecimento e 63 por cento de f1-score na classificação da Área de conhecimento nas categorizações de Teses e Dissertações. É feita ainda uma análise semântica do corpus acadêmico através da modelagem de tópicos, e uma visualização inédita das áreas de conhecimento em forma de clusters. Por fim, é apresentada uma aplicação que faz uso dos modelos treinados, o SucupiraBot.

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