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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: DESENVOLVIMENTO DE MODELOS PARA PREVISÃO DE QUALIDADE DE SISTEMAS DE RECONHECIMENTO DE VOZ Autor: BERNARDO LINS DE ALBUQUERQUE COMPAGNONI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CRISTIANO AUGUSTO COELHO FERNANDES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 55883
Catalogação: 12/11/2021 Liberação: 12/11/2021 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55883&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55883&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55883
Resumo:
Título: DESENVOLVIMENTO DE MODELOS PARA PREVISÃO DE QUALIDADE DE SISTEMAS DE RECONHECIMENTO DE VOZ Autor: BERNARDO LINS DE ALBUQUERQUE COMPAGNONI
Nº do Conteudo: 55883
Catalogação: 12/11/2021 Liberação: 12/11/2021 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55883&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55883&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55883
Resumo:
Spoken Dialogue Systems (SDS s) são sistemas baseados em computadores desenvolvidos para fornecerem informações e realizar tarefas utilizando o diálogo como forma de interação. Eles são capazes de reconhecimento de voz, interpretação, gerenciamento de diálogo e são capazes de ter uma voz como saída de dados, tentando reproduzir uma interação natural falada entre um usuário humano e um sistema. SDS s provém diferentes serviços, todos através de linguagem falada com um sistema. Mesmo com todo o
desenvolvimento nesta área, há escassez de informações sobre como avaliar a qualidade de tais sistemas com o propósito de otimização do mesmo. Com dois destes sistemas, BoRIS e INSPIRE, usados para reservas de restaurantes e gerenciamento de casas inteligentes, diversos experimentos foram conduzidos
no passado, onde tais sistemas foram utilizados para resolver tarefas específicas. Os participantes avaliaram a qualidade do sistema em uma série de questões. Além disso, todas as interações foram gravadas e anotadas por um especialista.O desenvolvimento de métodos para avaliação de performance é um tópico aberto de pesquisa na área de SDS s. Seguindo a idéia do modelo PARADISE (PARAdigm
for DIalogue System Evaluation – desenvolvido pro Walker e colaboradores na AT&T em 1998), diversos experimentos foram conduzidos para desenvolver modelos de previsão de performance de sistemas de reconhecimento de voz e linguagem falada. O objetivo desta dissertação de mestrado é desenvolver
modelos que permitam a previsão de dimensões de qualidade percebidas por um usuário humano, baseado em parâmetros instrumentalmente mensuráveis utilizando dados coletados nos experimentos realizados com os sistemas BoRIS e INSPIRE , dois sistemas de reconhecimento de voz (o primeiro para busca de
restaurantes e o segundo para Smart Homes). Diferentes algoritmos serão utilizados para análise (Regressão linear, Árvores de Regressão, Árvores de Classificação e Redes Neurais) e para cada um dos algoritmos, uma ferramenta diferente será programada em MATLAB, para poder servir de base para análise de experimentos futuros, sendo facilmente modificado para sistemas e parâmetros novos em estudos subsequentes.A idéia principal é desenvolver ferramentas que possam ajudar na otimização de um SDS sem o envolvimento direto de um usuário humano ou servir de ferramenta para estudos futuros na área.