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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ESTUDO AERODINÂMICO Autor: LUIS DANIEL PERALTA MALDONADO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SERGIO LEAL BRAGA - ADVISOR
LUIZ EDUARDO BITTENCOURT SAMPAIO - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 55832
Catalogação: 11/11/2021 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55832@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55832@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55832
Resumo:
Título: ESTUDO AERODINÂMICO Autor: LUIS DANIEL PERALTA MALDONADO
LUIZ EDUARDO BITTENCOURT SAMPAIO - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 55832
Catalogação: 11/11/2021 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55832@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55832@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55832
Resumo:
A fim de obter uma compreensão mais profunda da física do escoamento
em torno de asas de baixa relação de aspecto, a presente dissertação
apresenta um estudo numérico do escoamento em torno da asa traseira de
um carro de corrida, em particular, o carro de fórmula da PUC-Rio. Para
diminuir o tempo que leva para preparar uma simulação numérica, avaliamos
o desempenho e a precisão de um utilitário disponível no OpenFOAM
chamado snappyHexMesh, o qual gera malhas não estruturadas usando
em sua maioria elementos hexahédricos. O efeito do uso de tal malha nos
resultados das simulações numéricas é investigado, empregando dois modelos
de turbulência diferentes (Spalart Allmaras e k - omega SST) para vários
ângulos de ataque. A metodologia do estudo foi composta por seis etapas:
a digitalização da geometria, a modelagem da geometria, a geração da
malha, o cálculo do escoamento, a avaliação da solução, a visualização e
análise do escoamento. As qualidades da malha foram avaliados através de
um caso bidimensional simples, que mostrou boa concordância com dados
experimentais com uma diferença absoluta variando entre 0,39 por cento e 8 por cento.
Em quanto que comparando-os com dados numéricos validados a diferença
variou entre 0,5 por cento e 3,6 por cento. Visualizando os campos de velocidade e os campos
de pressão, foi confirmado que a metodologia utilizada no estudo é capaz
de capturar os diversos fenômenos físicos presentes no escoamento, o qual
é caracterizado por vórtices de ferradura nas placas, zonas de recirculação
locais, vórtices de ponta e sua interação com a camada limite na superfície
de sucção. As simulações mostraram que o tamanho dos vórtices de ponta e
dos vórtices de ferradura aumenta com o ângulo de ataque, bem como sua
inuência sobre a separação da camada limite. Consequentemente, embora
as placas sejam reconhecidamente úteis na diminuição dos efeitos de ponta,
ainda há um grande desperdício de energia na formação de vórtices.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, ABSTRACT, RESUMO, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
REFERENCES AND APPENDICES |