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Coleção Digital
Título: ANIMAÇÃO ESPONTÂNEA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): MARCOS AMARANTE DE ALMEIDA MAGALHAES
Colaborador(es): LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO - Orientador
Número do Conteúdo: 5561
Catalogação: 07/10/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5561@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5561@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5561
Resumo:
Título: ANIMAÇÃO ESPONTÂNEA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): MARCOS AMARANTE DE ALMEIDA MAGALHAES
Colaborador(es): LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO - Orientador
Número do Conteúdo: 5561
Catalogação: 07/10/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5561@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5561@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5561
Resumo:
O trabalho procura definir o processo de criação de uma
animação cinematográfica dentro de sua natureza espontânea
e intuitiva, nem sempre decorrente de deduções racionais.
Os campos da Animação e do Design são comparados em suas
características holísticas e multidisciplinares, que
favorecem o uso e o reconhecimento da intuição em seus
processos. A animação é caracterizada como a faculdade
humana de analisar e sintetizar movimentos, de existência
anterior à invenção do cinema. Técnicas e processos
atualmente utilizados na animação são descritos e
classificados segundo fontes bibliográficas. A partir
destes fundamentos, procura-se definir o termo Animação
Espontânea, com o suporte de relatos biográficos de três
grandes artistas da animação: Norman McLaren (1914-1987),
Fernando Diniz (1918-1999) e Len Lye (1901-1980). São
relatadas quatro bem sucedidas iniciativas didáticas em
animação: O Animathon (maratona de animação), o Estúdio
Aberto do Festival Anima Mundi, o projeto Anima Escola e a
Oficina de Modelo Vivo e Animação. Nas considerações
finais, conclui-se que a abordagem da animação através de
métodos intuitivos e espontâneos facilita e motiva o
despertar de uma faculdade ainda pouco conhecida do ser
humano: a capacidade de reproduzir e controlar o tempo
através de movimentos virtuais.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS |
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INTRODUÇÃO |
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CAPÍTULO 1 |
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CAPÍTULO 2 |
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CAPÍTULO 3 |
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CAPÍTULO 4 |
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CAPÍTULO 5 |
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BIBLIOGRAFIA E ANEXOS |
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