$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: AVALIAÇÃO TÉCNICA PARA USO DO GESSO FGD COMO ADITIVO RETARDADOR DO TEMPO DE PEGA EM CIMENTO PORTLAND
Autor: MARIELLA CORTEZ CAILLAHUA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FRANCISCO JOSE MOURA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 55530
Catalogação:  28/10/2021 Liberação: 28/10/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55530@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55530@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55530

Resumo:
SO2 é conhecido com um grande contaminante ambiental e muitos países estabeleceram regras para o controle da sua emissão para a atmosfera. Como resultado a maioria das plantas fornecedoras de energia foram equipadas com instalações de dessulfurização de gases de combustão. Embora esta tecnologia seja bem sucedida no abate de SO2, ela gera uma grande quantidade de gesso FGD (flue gas desulfurization) como resíduo. Grandes esforços estão sendo feitos para aproveitar este resíduo (gesso FGD). No presente estudo o gesso FGD foi avaliado como aditivo retardador do tempo de pega substituindo o gesso natural na fabricação do cimento Portland (CP II E-32). Os resultados da caracterização físico-química e morfológica do gesso natural e de gesso FGD identificam um material de alta pureza, sulfato de cálcio di-hidratado para o gesso natural, e presença principalmente de bassanita (CaSO4.0,6H2O) e hannebachite (CaSO3.0,5H2O) com baixas concentrações de impurezas no gesso FGD. Baseado nos resultados, o gesso FGD é uma alternativa adequada para substituir o gesso natural. O tempo de pega mostrou cerca de uma hora de retardo em comparação com gesso natural e seu efeito sobre a resistência à compressão para as amostras de 3, 7 e 28 dias depende da composição das misturas, atingindo um valor máximo para a argamassa com 2,1 porcento de gesso FGD e 1,4 porcentode gesso natural. Também foi estimado o impacto ambiental do gesso FGD, examinando a liberação de seus constituintes inorgânicos seguindo a norma ABNT NBR 10004:2004 e classificando o resíduo como não perigoso e não inerte.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui