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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: LENDO E ESCREVENDO NO ESCURO: LEITORES E AUTORES CEGOS E AS SUAS ESTRATÉGIAS PARA MANTER A RELAÇÃO COM O TEXTO Autor: DENISE VENTURA SCHITTINE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 55498
Catalogação: 27/10/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55498@1
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55498@4
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55498
Resumo:
Título: LENDO E ESCREVENDO NO ESCURO: LEITORES E AUTORES CEGOS E AS SUAS ESTRATÉGIAS PARA MANTER A RELAÇÃO COM O TEXTO Autor: DENISE VENTURA SCHITTINE
Nº do Conteudo: 55498
Catalogação: 27/10/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55498@1
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55498@4
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55498
Resumo:
Alguns grandes autores e leitores fervorosos deixaram de enxergar no auge de suas atividades. Criados, a partir dos preceitos do Renascimento, para terem os olhos como guias físicos e intelectuais, estes homens tiveram que aprender a incidir uma nova luz sobre o texto. Sem a ajuda da visão, precisaram abrir mão de
uma série de conquistas adquiridas nos últimos anos da história da leitura e da escrita: a relação direta com o objeto-livro ou com o caderno de notas, o silêncio, as interferências no corpo do texto e a consolidação do ato de criação e leitura como privado e individual. A presente tese analisa as principais saídas que autores e leitores cegos de hoje, herdeiros da tradição do olhar, encontraram para não
perderem a relação com o texto. Entre elas estão o uso da memória, a reorganização dos livros e escritos, o controle sobre as palavras e a construção da poesia. Além dessas soluções, eles contam com uma presença determinante para voltarem às suas tarefas: a figura do ledor, intermediário importante entre eles e o texto. A fonte de inspiração para este estudo foi o personagem ficcional Balicci, protagonista da novela Il mondo di carta, de Luigi Pirandello: bibliófilo, cego e habitante do mundo de papel. A pesquisa dos casos contemporâneos dividiu-se em três partes: os leitores cegos, entre os quais alguns
alunos do Instituto Benjamin Constant; os ledores; e os autores cegos, representados por dois grandes exemplos, Jorge Luis Borges e João Cabral de Melo Neto. A partir daí, estudamos as tensões entre o olho e a voz, a renovação das posturas de leitura e escrita e a retomada da leitura em voz alta e do ditado
como formas de absorção e produção do texto.