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Título: ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO CAMPO DE PRODUÇÃO DE OBJETOS DO VESTUÁRIO NO BRASIL
Autor: DEBORAH CHAGAS CHRISTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALBERTO CIPINIUK - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 55386
Catalogação:  19/10/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55386@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55386@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55386

Resumo:
Um designer de moda, ou estilista, como qualquer outro designer, precisa ter conhecimento sobre os diversos fatores que podem interferir na configuração de um objeto, ou seja, ter conhecimento sobre as demandas dos usuários e dos produtores, a forma, os processos criativos, os materiais e processos de fabricação, os custos de produção, etc. Porém, apesar do projeto de um objeto do vestuário ser, aparentemente, muito semelhante ao projeto de qualquer outro objeto pertencente ao campo do design, a criação, desenvolvimento e produção de objetos do vestuário vinculados à noção de moda, no Brasil, só passou a ser pensada e considerada como atividade pertencente ao campo de atuação de um designer no final da década de 1990 e início do século XXI. Ainda assim, esta incorporação apresentou, e ainda apresenta, conflitos e reações tanto dos produtores de objetos do vestuário em relação às noções e valores vinculadas ao campo do design, quanto das instituições e agentes tradicionalmente pertencentes ao campo do design em relação às noções e valores associadas ao fenômeno moda e à produção de objetos do vestuário. Assim, se considerarmos que o desenvolvimento de objetos do vestuário e de objetos tradicionalmente pertencentes ao campo do design possui uma estrutura muito semelhante, é possível afirmar que, objetivamente, não existe, e, provavelmente, nunca existiu, propriamente uma divisão entre o campo do design de objetos do vestuário e o campo do design. Porém, no Brasil, existia uma noção que posicionava o objeto do vestuário vinculado à noção de moda como algo não pertencente ao campo do design e que, a partir do final da década de 1990 e início do século XXI, começou a mudar, indicando mudanças e transformações na própria estrutura e funcionamento do campo de produção de objetos do vestuário no Brasil. Desta forma, esta pesquisa de doutorado analisa, utilizando como fundamentação teórica a obra de Pierre Bourdieu, a constituição, estrutura e funcionamento deste campo, no Brasil, analisando como as posições e relações entre os produtores, receptores e as instituições de legitimação, reprodução e consagração do campo, atuam e interferem nas noções e valores específicos do campo, nas práticas associadas aos agentes deste campo e, consequentemente, na produção dos objetos de vestuário no Brasil e na delimitação e definição do campo de atuação de um designer de vestuário, nomeado atualmente como designer de moda.

Descrição Arquivo
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO  PDF
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CAPÍTULO 2  PDF
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
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