XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: UM MODELO PARA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NO USO DE FERRAMENTAS SÍNCRONAS EM ENSINO MEDIADO PELA WEB Autor: JOSE CARLOS TAVARES DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
BRUNO FEIJO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5533
Catalogação: 30/09/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5533@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5533@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5533
Resumo:
Título: UM MODELO PARA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NO USO DE FERRAMENTAS SÍNCRONAS EM ENSINO MEDIADO PELA WEB Autor: JOSE CARLOS TAVARES DA SILVA
Nº do Conteudo: 5533
Catalogação: 30/09/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5533@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5533@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5533
Resumo:
Este trabalho apresenta um modelo de avaliação de
aprendizagem em debates síncronos e presenciais mediados
pela web. O modelo é construído para atender as
necessidades da avaliação do ensino levado a efeito segundo
três paradigmas metodológicos: a aprendizagem centrada no
aprendiz, a aprendizagem colaborativa e a aprendizagem
guiada por problemas. Uma máquina de estados é proposta
para suporte à avaliação da participação do aprendiz,
segundo a Teoria do Vínculo de Enrique Pichon Rivière,
permitindo assim um juízo de valor sobre comportamentos
observáveis e aferição de aprendizagem de conhecimentos em
um processo de construção coletiva e baseada em problemas
colocados como desafios para os aprendizes. O ambiente
AulaNetTM é utilizado como referencial, dadas as suas
características de servidor de conteúdo e por se constituir
em um ambiente para ensino à distância cuja concepção
permite o uso da metodologia de ensino cooperativo. O
acoplamento dos sistemas foi concebido de modo a atender as
diretivas de simplicidade e dependência estrutural mínima.
Para o módulo de avaliação é suficiente acessar a base do
AulaNetTM e transferir os dados para a base do mesmo, a fim
de garantir a independência dos sistemas. Um padrão do tipo
quadro-negro (blackboard) é projetado para implementar
essas características.