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Título: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE MODELOS DE FADIGA MULTIAXIAL BASEADOS EM PLANO CRÍTICO
Autor: BRUNO PINTO ARAUJO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JAIME TUPIASSU PINHO DE CASTRO - ORIENTADOR
MARCO ANTONIO MEGGIOLARO - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 55288
Catalogação:  11/10/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55288@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55288@2

Resumo:
Frequentemente, componentes mecânicos são solicitados por carregamentos complexos, em que suas direções variam com o tempo, podendo levar a uma falha por fadiga multiaxial. Nestas condições, o dimensionamento a partir de critérios uniaxiais tradicionais podem resultar em previsões não conservativas. Normas técnicas e livros de projeto de máquina, em sua maioria, não abordam as novidades acerca do tema. Por outro lado, diversos critérios de falha por fadiga multiaxial podem ser encontrados na literatura. Esta dissertação tem como principal objetivo verificar alguns destes critérios, em que utilizam abordagem por plano crítico, tais como: Findley, McDiarmid, Goodman Generalizado, Brown-Miller, Fatemi-Socie, Smith-Watson-Topper e Liu. Para tanto, foi desenvolvido um algoritmo capaz de calcular vida sob fadiga multiaxial através de critérios de plano crítico. O algoritmo conta com um filtro de amplitude misto: por projeção e Racetrack; dois métodos de contagem de ciclo: Rainflow de plano crítico e Wang-Brown modificado; um método de perfil equivalente por Momento de Inércia; bem como todos os modelos de fadiga multiaxial acima citados. A resposta do aço 304L para uma série de carregamentos tração x cisalhamento foi avaliada pelo algoritmo. Concluiu-se que, para estas situações, os modelos de Fatemi-Socie e Brown-Miller realizaram previsões mais acertadas, e de forma geral conservativas.

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