$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: ENTRE AS PROMESSAS DA ESCOLA E OS DESAFIOS DA REPRODUÇÃO SOCIAL: FAMÍLIAS DE CAMADAS MÉDIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL À UNIVERSIDADE
Autor: CYNTHIA PAES DE CARVALHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ZAIA BRANDAO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5523
Catalogação:  28/09/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5523@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5523@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5523

Resumo:
Inspirado nas pesquisas de Pierre Bourdieu, o estudo focaliza a relação dos estudantes universitários com o conhecimento acadêmico e a Universidade, no contexto das transformações e desafios colocados para a reprodução social das camadas médias urbanas brasileiras no final da década de 90. Foi realizado um estudo de caso com graduandos de Engenharia Elétrica e Direito da PUC-Rio no ano 2000 com base num conjunto variado de fontes, abrangendo desde as respostas a diferentes questionários até as informações acadêmicas e administrativas disponíveis na Universidade. Para a análise foi construída, para este grupo, uma tipologia dos percursos escolares do Ensino Fundamental até a Universidade. Dessa forma, a partir da interlocução com a literatura da sociologia da educação sobre a transmissão intergeracional do patrimônio cultural nas camadas médias, pode-se discutir e aprofundar algumas das interpretações já consagradas sobre as estratégias familiares de reprodução do status social, particularmente no que toca aos investimentos educacionais. Dentre outros aspectos relevantes, o estudo mostrou - dentro dos limites dos dados disponíveis - a influência do volume e da estrutura do capital cultural das famílias na construção das estratégias educativas familiares e do habitus dos jovens pesquisados. Embora não tenha sido possível identificar padrões muito diferenciados de escolha entre as frações de camadas médias estudadas, constatouse a tendência ao desenvolvimento de uma relação pragmática e instrumental com a escola. Finalmente, a pesquisa reuniu alguns elementos sobre o que se poderia chamar de habitus escolar universitário forjado ao longo do curso superior, em cuja constituição interagem as disposições engendradas tanto no mundo natal como nas relações experimentadas no processo de socialização universitária, particularmente as correlatas ao espaço socioprofissional da graduação escolhida.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, ANEXOS E APÊNDICES  PDF  
CONTINUAÇÃO DOS ANEXOS  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui