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Coleção Digital
Título: DE PIAGET A FEUERSTEIN UM ESTUDO DO LETRAMENTO E DA MEDIAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP Autor(es): LUCIANA AMORIM ARCOVERDE DE MELO
Colaborador(es): VIRGINIA COLARES SOARES FIGUEIREDO ALVES - Orientador
Número do Conteúdo: 5518
Catalogação: 27/09/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5518@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5518@2
Resumo:
Título: DE PIAGET A FEUERSTEIN UM ESTUDO DO LETRAMENTO E DA MEDIAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP Autor(es): LUCIANA AMORIM ARCOVERDE DE MELO
Colaborador(es): VIRGINIA COLARES SOARES FIGUEIREDO ALVES - Orientador
Número do Conteúdo: 5518
Catalogação: 27/09/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5518@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5518@2
Resumo:
O presente trabalho enfatiza a importância do meio para a
aquisição e o desenvolvimento da linguagem escrita na
criança, sobretudo, no aluno especial. Defende que questões
referentes tanto ao processo de aquisição da leitura,
como ao da escrita, não podem ser reduzidas à escolha de um
método ou ao aprimoramento de técnicas perceptomotoras, mas
sim, baseadas na atividade interativa do sujeito com o
objeto do conhecimento, nesse caso em particular, um objeto
cultural, a escrita. A epistemologia genética constitui
ponto de partida para nossos estudos. Entretanto, os
conceitos de mediação e mediador assumem papel
fundamental para nossa pesquisa na busca de superar os
impasses epistemológicos impostos à teoria piagetiana.
Defendendo a posição de que a criança possui letramento
antes mesmo de aprender a ler e escrever e que contatos
prévios e íntimos com portadores de texto facilitam para
ela a aprendizagem da linguagem escrita, buscaremos
observar se um maior grau de letramento poderá influenciar
também nosso aluno especial, fazendo com que ele
ultrapasse com maior rapidez e facilidade, o período do
Realismo Nominal. Nesse trabalho, nos debruçamos, ainda, na
Teoria da Modificabilidade Cognitiva de Feuerstein, na
tentativa de melhor compreender e interpretar a importância
do outro (mediador), na e para a educação especial.
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