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Título: UM ENFOQUE BASEADO EM MODELOS PARA O DESIGN ORIENTADO A ASPECTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CHRISTINA VON FLACH GARCIA CHAVEZ

Colaborador(es):  CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA - Orientador
Número do Conteúdo: 5515
Catalogação:  27/09/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5515@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5515@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5515

Resumo:
Programaçãoo Orientada a Aspectos (POA) é um paradigma de programação que propõe um novo tipo de abstração - denominado aspecto - que permite a descrição modular de propriedades que, em geral, se encontram espalhadas por vários pontos de um sistema. Há distintas abordagens que podem ser classificadas como orientadas a aspectos. Cada abordagem propõe tipos de abstração, mecanismos de composição e terminologia específicos. Nesta tese, deslocamos o foco de atenção dos mecanismos de implementação que dão suporte µa tecnologia de programação orientada a aspectos, para os conceitos e propriedades que a caracterizam como um paradigma emergente para o desenvolvimento de software. Em particular, focalizamos em como estes conceitos e propriedades podem ser explorados na fase de design para construir sistemas que sejam mais fáceis de compreender, evoluir e reutilizar. Esta tese aborda questões atuais relacionadas a design e modelagem orientados a aspectos e propõe: (i) o modelo de aspectos, um arcabouço conceitual unificador para POA que fornece terminologia consistente e semântica básica para analisar problemas µa luz dos conceitos e propriedades de POA, (ii) aSideML, uma linguagem de modelagem para especificação e comunicação de designs orientados a aspectos. A linguagem aSideML define uma notação gráfica, semântica e regras que permitem ao projetista construir modelos em que aspectos são tratados explicitamente como cidadãos de primeira classe, e (iii) o metamodelo aSide, um modelo lógico que define a semântica de modelos estruturais e comportamentais representados em aSideML.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
CAPÍTUTO 9  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
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