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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A TRAJETÓRIA DA SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO MILITAR: O ENSINO DA SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS MILITARES DO EXÉRCITO BRASILEIRO COMO PROJETO DAS ELITES Autor: WELLINGTON FERREIRA GOMES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
EDUARDO DE VASCONCELOS RAPOSO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 55152
Catalogação: 01/10/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55152@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55152@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55152
Resumo:
Título: A TRAJETÓRIA DA SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO MILITAR: O ENSINO DA SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS MILITARES DO EXÉRCITO BRASILEIRO COMO PROJETO DAS ELITES Autor: WELLINGTON FERREIRA GOMES
Nº do Conteudo: 55152
Catalogação: 01/10/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55152@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55152@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55152
Resumo:
Este trabalho constitui algo incomum ao construir a trajetória de uma ciência na educação militar, analisando-a num ambiente acadêmico-militar tanto de formação quanto de altos estudos militares para oficiais de carreira do Exército Brasileiro. Assim, pretende-se conciliar o tratamento da dimensão institucional e profissional de personalidades, civis e militares, da história política do país e da
história militar do Exército, ao interesse em dar conta de compreender como se processou a institucionalização de uma disciplina das ciências sociais que é o objeto central de nossa investigação, a saber, a Sociologia. Buscou-se apresentar as ações e decisões políticas governamentais e parlamentares nas instituições de força do Estado, em particular na educação militar do Exército, tomadas no
período da Primeira República, no período da Primeira e Segunda Era Vargas e no período atual da Nova República que possibilitaram inserir o ensino da Sociologia nas escolas militares do Exército, bem como apresentar as articulações políticas que envolveram as elites militares em consonância com as elites dirigentes brasileiras (governo e parlamento), no processo de institucionalização da Sociologia na educação militar da corporação, nos séculos XIX, XX e XXI.
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