INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: MODELO PARA OTIMIZAÇÃO DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO DAS ORGANIZAÇÕES DAS NAÇÕES UNIDAS COMPOSTO PELOS INDICADORES DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E RENDA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FLAVIO AUGUSTO SETTIMI SOHLER

Colaborador(es):  NELIO DOMINGUES PIZZOLATO - Orientador
Número do Conteúdo: 5514
Catalogação:  27/09/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5514@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5514@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5514

Resumo:
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, sendo um índice composto que mede a obtenção da média do país em três aspectos básicos que são a expectativa de vida, a educação e a renda familiar. O IDH é um indicador alternativo ao Produto Nacional Bruto (PNB), que mede a riqueza de uma nação, acrescentando a este dois indicadores sociais abrangentes, a saber: a educação e a saúde. O IDH torna-se útil na medida em que chama a atenção das pessoas responsáveis politicamente pelo país, no sentido de se aterem mais à área social, ou seja, de verificarem como está o desenvolvimento integral do país permitindo inclusive a comparação com outros. Além do IDH, o estudo descreve índices que medem a condição humana, HPI-1 e HPI- 2, para medirem índices de pobreza em países em desenvolvimento e em países selecionados, o GDI e GEM, que são índices relacionados ao sexo, tanto para desenvolvimento como participação e o IDH-M que é um índice apropriado para municípios. O estudo faz também um diagnóstico da situação do Brasil e de sua evolução, desde a criação do índice. Serão propostos modelos em pesquisa operacional para otimização do IDH, o que facilitará e agilizará a tomada de decisões por parte dos governantes, que poderão tomar suas decisões baseadas agora num modelo matemático que certamente trará mais retornos de investimento sobre o capital empregado. As variáveis principais do problema serão a saúde, educação e a renda da população. As soluções e sugestões a serem apresentadas terão como meta básica o menor custo e de mais rápida implementação.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui