$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DA MODA PLUS SIZE: A RELAÇÃO COM O VESTUÁRIO E A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE MULHERES BARIATRICADAS
Autor: LAURA BRAZ DE CASTRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 55122
Catalogação:  30/09/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55122@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55122@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55122

Resumo:
A cultura de consumo é uma arena para a produção e circulação de representações identitárias. Nesse espaço, o estigma do peso pode afetar diretamente a criação de um projeto identitário. Diante de uma recorrente dificuldade de atenderem seus desejos próprios de consumo de vestuário, os projetos identitários de mulheres obesas acabam sendo impactados pelas condições estabelecidas pela indústria da moda, que, por décadas, adotou um posicionamento marginal em relação ao segmento plus size. Apesar do tamanho deste segmento, existe uma carência de estudos qualitativos direcionados ao consumo simbólico de moda plus size no Brasil, especialmente com um olhar voltado à reconstrução da identidade de mulheres submetidas à cirurgia bariátrica. Portanto, este trabalho investigou, a partir de uma perspectiva interpretativa, os significados simbólicos do consumo de vestuário plus size feminino e como a cirurgia bariátrica impacta na reconstrução da identidade de consumidoras obesas e sua relação com a moda. Foram realizadas entrevistas em profundidade com 15 mulheres bariatricadas, entre 30 e 50 anos de idade, selecionadas por meio da técnica bola de neve. Todas as entrevistas foram gravadas e transcritas integralmente, e analisadas de forma sistemática a partir de categorias que emergiram do campo. Os resultados sugerem a existência de uma variedade de aspectos subjetivos associados à reconstrução da identidade por essas mulheres, por conta da passagem pela cirurgia bariátrica, que refletem expressivamente os diversos significados atribuídos ao consumo simbólico de moda feminina, com destaque a novas percepções, hábitos, experiências e preferências de consumo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui