$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: MODELO MULTICRITÉRIO PARA AUTOAVALIAÇÃO DE LABORATÓRIOS DE ENSAIO E CALIBRAÇÃO BASEADO NA NORMA ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017
Autor: DAVID BATISTA CORREA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA FATIMA LUDOVICO DE ALMEIDA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 55058
Catalogação:  28/09/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55058@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55058@2

Resumo:
O objetivo da dissertação é propor um modelo de autoavaliação para laboratórios de ensaio e calibração que possa verificar seu grau de maturidade segundo os requisitos da Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017. Busca-se demonstrar a aplicabilidade do modelo mediante o desenvolvimento de um estudo empírico em um dos laboratórios de ensaio e calibração do Exército Brasileiro. A metodologia adotada compreendeu: (i) revisão da literatura e análise documental dos temas centrais da pesquisa; (ii) construção da estrutura analítica em rede compreendendo as cláusulas e requisitos da Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017; (iii) aplicação do método Analytic Network Process (ANP) para definição dos pesos das cláusulas e requisitos da referida Norma; (iv) definição e aplicação do instrumento de autoavaliação junto a gestores e especialistas do Centro de Avaliações do Exército Brasileiro (CAEx) e apuração do nível de maturidade do laboratório em relação a cada item da Norma, com uso da lógica fuzzy; e (v) emprego da ferramenta Importance-Performance Analysis (IPA) para identificação dos requisitos da Norma que devam ser priorizados em um plano de ação, na perspectiva da acreditação futura do Laboratório de Ensaio Balístico (LEB) do CAEx. Destaca-se como resultado principal desta dissertação uma sistemática inovadora de autoavaliação de laboratórios de ensaio e calibração, na perspectiva de apoiar processos decisórios referentes à acreditação desses laboratórios segundo a Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017. O estudo empírico no contexto institucional do CAEx demonstrou ser viável determinar o nível de maturidade do Laboratório de Ensaio Balístico (LEB), segundo os requisitos da Norma em foco.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui