$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: O DISCURSO NARRATIVO EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
Autor: ADRIANA MACIEL GUERRA
Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP
Colaborador(es):  MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5493
Catalogação:  20/09/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5493@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5493@2

Resumo:
Este estudo teve como objetivo descrever o processo de construção do discurso narrativo em crianças com Síndrome de Down, demonstrando as características existentes na narrativa relacionando a perspectiva estrutural de Labov (1972) e interacional de Perroni(1992), compreendendo, assim, os processos que subjazem à capacidade de narrar dos sujeitos com Síndrome de Down e as semelhanças e diferenças existentes entre relatos pessoais e histórias. Participaram deste estudo três crianças entre 8 e 12 anos de idade com Síndrome de Down, alunos da Escola Especial Ulisses Pernambucano, local da coleta dos dados. Os dados foram transversais, durante o semestre escolar, através de registros quinzenais de vídeo. Observou-se a construção das narrativas de crianças com Síndrome de Down nas situações interativas em sala de aula de recontagem de história e relato de experiência pessoal. Os resultados mostram que a perspectiva estrutural não dá conta do processo construtivo evidenciado nos dados analisados; já uma perspectiva interacionista permite compreender a riqueza dos processos envolvidos na construção das narrativas pelas crianças ao longo do tempo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui