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Coleção Digital
Título: O DISCURSO NARRATIVO EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP Autor(es): ADRIANA MACIEL GUERRA
Colaborador(es): MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE - Orientador
Número do Conteúdo: 5493
Catalogação: 20/09/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5493@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5493@2
Resumo:
Título: O DISCURSO NARRATIVO EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP Autor(es): ADRIANA MACIEL GUERRA
Colaborador(es): MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE - Orientador
Número do Conteúdo: 5493
Catalogação: 20/09/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5493@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5493@2
Resumo:
Este estudo teve como objetivo descrever o processo de
construção do discurso narrativo em crianças com Síndrome
de Down, demonstrando as características existentes na
narrativa relacionando a perspectiva estrutural de Labov
(1972) e interacional de Perroni(1992), compreendendo,
assim, os processos que subjazem à capacidade de narrar dos
sujeitos com Síndrome de Down e as semelhanças e diferenças
existentes entre relatos pessoais e histórias. Participaram
deste estudo três crianças entre 8 e 12 anos de idade com
Síndrome de Down, alunos da Escola Especial Ulisses
Pernambucano, local da coleta dos dados. Os dados foram
transversais, durante o semestre escolar, através de
registros quinzenais de vídeo. Observou-se a construção das
narrativas de crianças com Síndrome de Down nas situações
interativas em sala de aula de recontagem de história e
relato de experiência pessoal. Os resultados mostram que a
perspectiva estrutural não dá conta do processo construtivo
evidenciado nos dados analisados; já uma perspectiva
interacionista permite compreender a riqueza dos processos
envolvidos na construção das narrativas pelas crianças ao
longo do tempo.
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