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Título: A TRANSMISSÃO DO PECADO ORIGINAL SEGUNDO O DE PECCATORUM MERITIS DE SANTO AGOSTINHO
Autor: JAIR PEREIRA LACERDA FILHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANDRE LUIZ RODRIGUES DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 54938
Catalogação:  22/09/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54938@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54938@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54938

Resumo:
Essa dissertação se concentra na sistematização do pensamento de Agostinho em função da controvérsia pelagiana que surgiu logo depois do Sínodo de Cartago, na África, em 411, combinando temas importantíssimos para as tradições cristãs subsequentes. Analisando especificamente a morte do homem, a possibilidade de uma vida sem pecado e o batismo de crianças, que assumem os pontos centrais ao lado da transmissão do pecado original, principal objeto dessa pesquisa. Esse é o conteúdo que norteia a De peccatorum meritis et remissione et baptismo parvulorum que passa a ser o primeiro e um dos mais importantes documentos sobre a questão da graça na História da Igreja. Agostinho se concentra em convencer os seus leitores do perigo que existe, quando o homem menospreza a graça divina, dando mais atenção aos méritos das suas ações, confiando na própria vontade e na própria liberdade enquanto busca construir obras moralmente boas. As consequências dessa primeira sistematização se desenvolvem até os nossos dias, passando por experiências profundas dentro das tradições católicas e protestantes.

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