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Título: POR UMA TEOLOGIA DA CULTURA DE CONSUMO: UM OLHAR SOBRE A CULTURA DE CONSUMO A PARTIR DA TEOLOGIA DA CULTURA DE PAUL TILLICH
Autor: VICTOR SIQUEIRA SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA CLARA LUCCHETTI BINGEMER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 54914
Catalogação:  21/09/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54914@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54914@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54914

Resumo:
A cultura de consumo é um dos nomes dados à complexa e poderosa estrutura presente em tantas sociedades quantas tenham sido, de algum modo, envolvidas pelo sistema capitalista global. Nessas sociedades, o consumo recebe papel central. Tal cultura articula: o sistema de produção industrial, em sua multiplicação exponencial dos objetos; os mecanismos de persuasão, que, através das novas tecnologias e das mídias, exploram as dimensões da imaginação e incidem sobre a sociedade; e a relação entre o produto, o consumidor e a sociedade em geral. Devido aos diversos fatores envolvidos no consumo, este campo, antes estudado somente por empresários e pesquisadores do marketing, se tornou um objeto aberto para os olhares de outras áreas do saber, inclusive da teologia. O teólogo e filósofo teuto-americano Paul Tillich (1886-1965) é conhecido por construir uma teologia que visa superar a separação entre religião e cultura. Para ele, toda forma cultural possui uma profundidade religiosa, a partir da qual ela pode e deve ser abordada teologicamente. Sobre esse fundamento, Tillich fez análises teológicas de contextos políticos, sociais, econômicos e religiosos. Ao longo desses esforços, foram desenvolvidos importantes conceitos que extrapolam seus contextos específicos e se tornam profícuos para a análise teológica de outros contextos culturais. Diante disso, o presente trabalho busca fazer, a partir de uma perspectiva tillichiana, tanto uma crítica fundamental da cultura de consumo quanto críticas específicas ao seu envolvimento com os conceitos de ser humano, mundo, tempo e o eschaton.

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