$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: EXPANSÃO DE INTENET MÓVEL E TAREFAS: EVIDÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO FORMAL NO BRASIL
Autor: HENRIQUE RODRIGUES DA MOTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  GUSTAVO MAURICIO GONZAGA - Orientador
FRANCISCO DE LIMA CAVALCANTI - Co-Orientador

Nº do Conteudo: 54884
Catalogação:  21/09/2021 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54884@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54884@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54884

Resumo:
A ascenção dos computadores e da banda-larga móvel e fixa são fatores importantes nas mudanças observadas no mercado de trabalho dos países ricos. Conforme o mundo tecnológico rapidamente evolui e cada vez mais rápida conectividade surge, há pouca evidência dos impactos das atuais tecnologias nos países em desenvolvimento. O Brasil, em particular, durante a última década, observou uma notória expansão do acesso à internet móvel. Nesta dissertação, explora-se o rápido avanço da cobertura de 4G para estimar os efeitos causais de internet móvel rápida para mercados locais de trabalho formal no Brasil. Como as tecnologias de 4G não são instaladas randomicamente, compromissos de abrangência, presentes nos contratos entre operadores nacionais da banda de 4G e a agência nacional de telecomunicações (ANATEL), servem como variável instrumental para presença de internet. O crescimento médio observado na amostra de número de operadores presente em cada mercado local é responsável por uma redução de 8 porcento nos contratos formais de trabalho (40 porcento da variação no período). Esta redução é causada por (i) redução de rotatividade e por (ii) efeitos de desemprego. Consistentes com a hipótese de rotineirização, o 4G reduz a demanda de trabalho para tarefas rotineiras e manuais. Com isso, há um aumento da proporção de trabalhadores com ensino superior e em ocupações que exigem maior qualificação. Os efeitos são concentrados no extremo da distribuição dos setores em termos de uso de tecnologias, mas não houve efeitos na composição das indústrias. Identifica-se evidência sugestiva de que banda-larga móvel está associada à polarização nos empregos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui