$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: O SABER DA EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES DE SÉRIES INICIAIS: CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E FORMAS DE MANIFESTAÇÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CELIA MARIA FERNANDES NUNES

Colaborador(es):  ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - Orientador
Número do Conteúdo: 5485
Catalogação:  17/09/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5485@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5485@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5485

Resumo:
Esta tese se insere no campo de estudos sobre saber docente e tem como objeto de investigação especificamente o saber da experiên cia. Trata-se de tema ainda pouco explorado pela literatura especializada em que pese a contribuição no plano teórico de autores como Maurice Tardif, Claude Lessard, Clermont Gauthier, Philippe Perrenoud referências chaves em nossa pesquisa. Do ponto de vista do recorte, privilegiamos as condições de produção do saber da experiência e suas formas de manifestação inscritas na prática docente de professores de séries iniciais, de uma escola pública bem sucedida situada na cidade de Mariana, interior de Minas Gerais. Foram utilizados os seguintes instrumentos de pesquisa: observação das práticas pedagógicas de oito professores tomando como lócus a sala de aula, entrevistas semidiretivas com a diretora, supervisora e doze professores além de questionário aplicado aos professores. Com a análise dos dados foi possível identificar na prática docente destes professores a manifestação de uma pluralidade de saberes com os quais os professores se relacionam de forma diferenciada. Percebemos que o saber da experiência vai ser produzido em um movimento onde o professor a partir das condições de seu trabalho articula os diferentes saberes que a prática e os anos de carreira lhe proporcionaram. Esse saber da experiência construído pelos professores se manifesta através das rotinas, improvisações e estratégias de trabalho por meio da mobilização do habitus que no aporte bourdiano representa uma gramática reguladora de práticas. Concluímos afirmando que embora o saber da experiência possa ser considerado como um tipo de saber docente, não pode ser mensurável, engarrafado ou encapsulado. Ele é composto pelo saber do quê e do como ensinar que o professor adquiriu e construiu durante a sua carreira com as condições próprias de seu trabalho. Esse saber vai se ampliando na medida em que o professor, em seu cotidiano, se depara com situações inéditas e se questiona sobre a utilização dos conhecimentos adquiridos na sua formação. A existência desse saber é reconhecida pelos professores que relatam recorrer a ele constantemente, construindo-o em suas práticas cotidianas e incrementando a sua formação e o seu trabalho.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
INTRODUÇÃO E CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui