$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: INTERPRETAÇÃO BASEADA EM CONHECIMENTO APLICADA A IMAGENS MULTITEMPORAIS DE SATÉLITE DE BAIXA RESOLUÇÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): GUILHERME LUCIO ABELHA MOTA

Colaborador(es):  RAUL QUEIROZ FEITOSA - Orientador
HEITOR LUIZ DA COSTA COUTINHO - Coorientador
CLAUS EBERHARD LIEDTKE - Coorientador
Número do Conteúdo: 5483
Catalogação:  17/09/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5483@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5483@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5483

Resumo:
A presente tese investiga a representação explícita de conhecimento específico na interpretação de imagens de baixa resolução multitemporais adquiridas por satélite. Neste contexto, o termo conhecimento específico, se refere a todo e qualquer tipo de conhecimento que torna um indivíduo capaz de ou mais apto para realizar uma determinada tarefa. Dentro do escopo desta tese, conhecimento específico compreende o conjunto das informações necessárias para a interpretação de imagens de satélite de baixa resolução, como por exemplo: as características das classes presentes, o manejo agronômico e a ecologia da região de interesse. Assim sendo, a presente tese propõe um modelo para a interpretação baseada em conhecimento de imagens de satélite de baixa resolução visando reproduzir o raciocínio empregado pelo foto-intéprete ao realizar a interpretação visual. Neste modelo são empregadas diferentes formas de conhecimento específico: 1) Conhecimento espectral que associa as diversas assinaturas espectrais observadas na imagem de entrada às classes da legenda, agrupando em uma única classe espectral as classes da legenda cujas assinaturas espectrais sejam de difícil discriminação. 2) Conhecimento contextual que indica os diversos contextos relevantes para a discriminação de classes da legenda com assinaturas espectrais semelhantes. 3) Conhecimento multitemporal que relaciona, considerando a classificação anterior, as classificações possíveis no presente momento e a possibilidade de ocorrência de cada uma delas. A potencialidade desta abordagem foi avaliada através de uma série de experimentos, onde, como base de dados, são utilizadas imagens de duas regiões inseridas na Alta Bacia do Rio Taquari ao leste do pantanal mato-grossense. O objetivo primordial destes experimentos foi explicitar a contribuição de cada forma de conhecimento. Os resultados obtidos foram animadores e indicam que o uso de abordagens baseadas em conhecimento pode automatizar grande parte do processo de fotointerpretação, aumentando a produtividade dos foto-intérpretes. No futuro, os resultados da presente pesquisa contribuirão para a construção de sistemas capazes de realizar uma estratégia de interpretação qualquer a ser definida pelo próprio foto-intérprete, acelerando o monitoramento do uso do solo com base em imagens de baixa resolução adquiridas por satélite.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui