$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: REDUÇÃO DE CENÁRIOS COM FORMULAÇÃO DE COBERTURA DE CONJUNTOS: UMA APLICAÇÃO NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO
Autor: ISABELLA FISCHER GUINDANI VIEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RAFAEL MARTINELLI PINTO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 54838
Catalogação:  20/09/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54838@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54838@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54838

Resumo:
As técnicas de agrupamentos aplicadas a um grande número de cenários de incerteza permitem a escolha de um conjunto reduzido, porém, representativo da população de cenários completa. Em outras palavras, selecionar uma amostra que contenha uma quantidade menor de elementos a ponto de reduzir suficientemente o volume total de dados e obter ganhos significativos de eficiência no processamento dos dados. Esta amostra deve, sobretudo, conseguir preservar as características do processo estocástico que o originou. Com este intuito, o presente trabalho propõe uma metodologia de seleção de cenários estocásticos utilizando o modelo clássico de Cobertura de Conjuntos, inspirada no método forward selection proposto por Heitsch e Romisch (2003). Aplicada na etapa de cálculo de demanda estocástica de ferramentas e serviços para construção de poços marítimos de exploração de petróleo, esta abordagem apresenta uma concepção de cenário diferente da usada pelos autores. O conjunto de cenários consiste em cronogramas de atividades gerados a partir da introdução de incertezas no planejamento de cada atividade, sendo eles estáticos, independentes e com múltiplos atributos. Uma análise de sensibilidade compara os resultados das demandas calculadas com os cenários selecionados pelo Problema de Cobertura de Conjuntos (PCC) e a demanda calculada com o conjunto universo de cenários. O PCC foi solucionado, nesta aplicação, em sua versão clássica da literatura a partir de um algoritmo exato e um heurístico. Os resultados apontam diferenças pouco representativas no resultado final das demandas calculadas com cenários reduzidos e com o total de cenários. A heurística, ainda que seja first solution, apresentou um resultado satisfatório em relação ao ganho de desempenho versus confiabilidade, e indica o potencial do método se aplicado em conjunto com algoritmos de metaheurística e busca local.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui