$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: OS MODOS DE EXISTIR DE UMA FAMÍLIA MORADORA DO LIXÃO DE AGUAZINHA UM ESTUDO DE CASO
Autor: ADALMEIDE VASCONCELOS DO NASCIMENTO
Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP
Colaborador(es):  MARIA CRISTINA LOPES DE ALMEIDA AMAZONAS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5474
Catalogação:  15/09/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5474@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5474@2

Resumo:
Esta é uma pesquisa qualitativa, de base fenomenológica, que tem por objetivo compreender os modos de existir de uma família moradora do Lixão de Aguazinha. A compreensão tomou por base as narrativas de uma família, composta por pai (37 anos), mãe (38 anos) e sete filhos com idades que variam dos 03 aos 16 anos, acerca do modo como a Família Silva vive, mora, trabalha, quais os seus valores, anseios, desejos, como se relacionam entre si, quais os espaços que cada membro da família ocupa na moradia e de que forma isto acontece. As narrativas foram gravadas em fitas-cassete e, posteriormente, transcritas literalmente. Os resultados que foram submetidos a uma análise compreensiva, apontaram que: uma família pobre e numerosa preserva a hierarquia nas relações familiares; valoriza a privacidade do casal e dos filhos; tem no respeito e no afeto a base da relação conjugal e filial apoiada no diálogo do casal com os filhos e entre si. O trabalho na catação de materiais recicláveis no Lixão foi uma estratégia que a família encontrou para sobreviver ao desemprego e à fome. Destaco, ainda, que por morar e trabalhar dentro de um espaço destinado ao lixo a família estudada sente-se como as pessoas mais pobres do mundo. O valor que atribuiu ao trabalho foi o de ser melhor trabalhar no Lixão que roubar. O interesse foi produzir conhecimentos que venham a ajudar profissionais da Psicologia e áreas afins a lançar-se a uma prática mais aproximada das necessidades apresentadas pela população investigada.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui