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Coleção Digital
Título: COMPORTAMENTO EM GRUPO DE PERSONAGENS DO TIPO BLACK&WHITE Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): FELIPE GOMES DE CARVALHO
Colaborador(es): BRUNO FEIJO - Orientador
Número do Conteúdo: 5468
Catalogação: 15/09/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5468@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5468@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5468
Resumo:
Título: COMPORTAMENTO EM GRUPO DE PERSONAGENS DO TIPO BLACK&WHITE Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): FELIPE GOMES DE CARVALHO
Colaborador(es): BRUNO FEIJO - Orientador
Número do Conteúdo: 5468
Catalogação: 15/09/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5468@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5468@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5468
Resumo:
Recentemente, a indústria de jogos tem demonstrado
crescente interesse no
desenvolvimento de jogos que utilizam técnicas sofisticadas
de Inteligência
Artificial (IA). Verifica-se, dessa forma, o surgimento de
jogos mais realistas,
tanto no aspecto gráfico quanto no comportamento dos
personagens. O jogo
Black&White (B e W), desenvolvido pela empresa Lionhead
Studios, é
considerado um exemplo importante da utilização de técnicas
de IA em jogos, e
obteve um grande sucesso. Parte desse sucesso se deve ao
fato de haver revelado
uma interessante arquitetura deliberativa para agentes
computacionais, baseada no
modelo de agentes deliberativos chamado BDI (Belief, Desire
and Intention, ou
Crença, Desejo e Intenção). O presente trabalho visa
desenvolver um estudo sobre
a arquitetura utilizada no jogo B e W, e também sobre a
interação de personagens
que utilizam as técnicas presentes nesta arquitetura. Esta
interação envolverá a
utilização de um protocolo inspirado na linguagem de
comunicação chamada
KQML (Knowledge Query and Manipulation Language, ou
Linguagem de
Consulta e Manipulação de Conhecimento).