$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: UMA PROPOSTA PARA DETERMINAR A TAXA DE JUROS DE BANCOS CENTRAIS USANDO REDES NEURAIS E ALGORITMOS GENÉTICOS
Autor: TALITHA FAUSTINO SPERANZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RICARDO TANSCHEIT - ORIENTADOR
MARLEY MARIA BERNARDES REBUZZI VELLASCO - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 54650
Catalogação:  13/09/2021 Liberação: 13/09/2021 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54650@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54650@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54650

Resumo:
Os modelos Dinâmicos Estocásticos de Equilíbrio Geral (DSGE) contêm falhas diversas, como ficou claro após a crise financeira de 2007- 2008. Esforços para mitigar as deficiências têm sido insuficientes: até hoje, ainda há uma demanda por construir uma nova estrutura para estudar as implicações de política econômica e tomar decisões. Propomos uma nova estratégia para resolver o problema do banco central, na tentativa de prover uma ferramenta auxiliar para os bancos centrais, cujos principais modelos ainda pertencem à família dos DSGEs. Derivamos uma função objetivo a partir de três relações empíricas estabelecidas há muito tempo na literatura econômica: a Lei de Okun, a Curva de Phillips e os efeitos de liquidez. Usando dados do Brasil, procuramos minimizar o valor dessa função, escolhendo a taxa de juros através de um algoritmo genético. Como a função é prospectiva, usamos uma rede neural para prever valores de desemprego e inflação. Os resultados sugerem que, se o banco central brasileiro houvesse aplicado nossa estratégia e todas as outras condições econômicas continuassem iguais, a inflação poderia ter sido mais baixa 62,48 por cento do tempo. O desemprego previsto, contudo, foi mais baixo apenas 39,69 por cento dos períodos cobertos, pois enfrenta um trade-off com a inflação. Discutimos a aplicabilidade da estratégia proposta e defendemos sua solidez teórica.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui