$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: A LETRA MATA: RAÍZES E CONSOLIDAÇÃO DE UM DISCURSO ANTI-INTELECTUAL NO PROTESTANTISMO POPULAR BRASILEIRO
Autor: THIAGO PEREIRA DOS SANTOS MARCELINO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIS CORREA LIMA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 54618
Catalogação:  10/09/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54618@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54618@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54618

Resumo:
O protestantismo brasileiro, de uma forma geral, orgulha-se de ser contracultural. Orgulha-se de estar dentro de um cativeiro cultural impossibilitado de dialogar com outras áreas do saber e principalmente com a ciência moderna. Este trabalho quer mostrar as raízes e o desenvolvimento de um discurso anti-intelectual marcante no protestantismo brasileiro que o impede de ser relevante diante das demandas do tempo presente. Ao olhar para a antiga modernidade, pode-se identificar o mergulho que a humanidade fez em direção ao racionalismo, ao cientificismo exagerado, que guiado pelo viés positivista fez com que o homem se enxergasse totalmente separado de tudo e de todos. No meio religioso se evidencia a briga entre Fé e razão. Porém um dos contornos nítidos do paradigma atual é que a briga entre a religião e a ciência, entre a Fé e a Razão merece morrer. Infelizmente, dentro do protestantismo brasileiro ainda se escuta ecos fortes desse conflito que a modernidade fez explodir. E dentro do protestantismo, no lugar da denúncia do indevido uso da Razão, aconteceu a exclusão completa da mesma. No Brasil, um protestantismo guiado por um emocionalismo puro e por uma espiritualidade que não enxerga o mundo e suas mudanças, persiste em fazer morada dentro das diversas igrejas protestantes. Um olhar para o passado tentando entender as origens e o desenvolvimento desse problema é essencial para a superação do mesmo. É exatamente nisto que esta pesquisa propõe-se a ajudar.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui