$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: UTILIZAÇÃO DE REDES NEURAIS CONVOLUCIONAIS PARA IDENTIFICAÇÃO DE PRAGAS NO CULTIVO DO CAFÉ
Autor: PEDRO ESCALFONI MORAES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARLEY MARIA BERNARDES REBUZZI VELLASCO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 54580
Catalogação:  09/09/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54580@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54580

Resumo:
Desde sempre, o cultivo do café sofre drasticamente com pragas sazonais nocivas ao desenvolvimento agrícola, pois levam à redução da produção e, consequentemente, dos lucros obtidos. Para mitigar as perdas, é importante identificar e controlar as pragas. O controle depende diretamente da identificação do tipo de praga, uma vez que é a partir dela que o manuseio é feito. Essa identificação é realizada visualmente, baseando-se nas características de cada praga. A característica é própria da espécie e difere de uma para outra. O processo de reconhecimento é realizado por profissionais especializados, acarretando assim uma concentração do conhecimento necessário e a consequente dependência do especialista. A proposta deste projeto é apresentar uma maneira de classificar pragas por meio de aprendizado de máquina, onde um sistema computacional, a partir de conhecimento adquirido através de uma base de dados já previamente classificada, aprenderá a identificar, através de imagens, cada tipo de praga. Atualmente, as redes neurais convolucionais (CNN - Convolutional Neural Networks) são os modelos de aprendizado de máquina mais adequados para o reconhecimento de imagens. Assim, foram testadas diferentes configurações de CNN para classificar o tipo de praga que está atacando a planta em questão. As pragas Leucoptera coffeella e Oligonychus ilicis foram escolhidas para serem classificadas, uma vez que são muito comuns no estado do Espírito Santo, local onde foram realizados os estudos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui