$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: SEGMENTAÇÃO AUTOMÁTICA EM EXAMES DE IMAGEM: FUNÇÕES DE TRANSFERÊNCIA BIDIMENSIONAIS
Autor: PEDRO MOLL BERNARDES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  WALDEMAR CELES FILHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 54508
Catalogação:  01/09/2021 Liberação: 01/09/2091 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54508@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54508

Resumo:
Exames de imagem tridimensionais produzem conjuntos de dados volumétricos onde a cada coordenada espacial está associado um valor escalar, que pode representar densidade, permeabilidade à radiação utilizada no exame, ou outra grandeza, a depender do tipo de exame. Para transformar esses dados em informação visual, a cada coordenada deverá ser atribuído um valor de cor e opacidade, de acordo com a relevância do ponto para o objetivo do exame. A determinação da cor e da opacidade a partir dos valores de densidade é feita através das chamadas funções de transferência. Essas são na maioria das vezes predeterminadas, de acordo com os valores esperados para cada tipo de tecido biológico em cada tipo de exame. Funções de transferência predeterminadas podem levar à desconsideração de padrões inesperados no volume e requerem muitas vezes ajustes manuais por parte do especialista que analisa a imagem. Foram propostos métodos para a determinação automática de funções de transferência, usando funções unidimensionais (que consideram apenas o valor escalar de um ponto para determinar sua cor e opacidade). No entanto, no caso de exames de pulmão em pacientes com COVID-19, funções unidimensionais podem não ser suficientes para segmentar o volume completamente. Neste trabalho, propõe-se o uso de funções bidimensionais (que se baseiam não só no isovalor do ponto, mas também na sua derivada na direção do gradiente) para segmentar imagens dessa natureza, e discute-se a implementação de um algoritmo de segmentação automática que produza tal função de transferência.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui