$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: COMO OS EMPREGADOS DÃO SENTIDO A EVENTOS ORGANIZACIONAIS TRAUMÁTICOS
Autor: SUZANNY BARRETO DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FLAVIA DE SOUZA COSTA NEVES CAVAZOTTE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 54435
Catalogação:  30/08/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54435@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54435@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54435

Resumo:
Esta tese investiga como eventos organizacionais traumáticos que envolvem a identidade organizacional afetam os seus empregados. A pesquisa buscou esclarecer a produção de sentidos dos empregados a partir desses eventos e as implicações de dinâmicas identitárias nesse processo. A tese é composta por três estudos, cada um abordando questões específicas de pesquisa. O Estudo 1 foi realizado com empregados da Vale SA após o desastre de Mariana em 2015 e investigou os sentidos atribuídos pelos empregados da Vale S.A. ao desastre de Mariana. Os resultados apontaram que a manutenção do vínculo empregatício influencia a mobilização de mecanismos de defesa do self, e que a intensidade da identificação organizacional define a quantidade e intensidade dos mecanismos mobilizados; o Estudo 2 foi realizado com empregados da Petrobras SA após o escândalo de corrupção de 2014 e analisou como os líderes enfrentaram esses eventos e os processos pelos quais eles deram sentido em resposta à crise. Os resultados indicam que a liderança executiva influenciou o sensemaking por meio de uma estratégia de sensegiving com vistas à reparação da IO, afastando o malfeito e reforçando os seus aspectos positivos. Já a liderança intermediária assimilou o sensegiving, na medida em que ele atendeu as suas próprias necessidades de construção de sentido e defesa do self e; o Estudo 3 foi realizado com empregados da BR Distribuidora após a privatização da empresa em 2019 e revelou os elementos críticos e os processos por meio dos quais os empregados deram sentido ao evento traumático. Os resultados revelaram que a intensidade de ameaça ao self determinou se o empregado vivenciou o fim da IO como mudança - nos casos em que a ameaça foi percebida como menos intensa - ou como perda - nos casos em que ameaça foi percebida como mais intensa. Assim, processos sociais de associação (encontrados na literatura) e dissociação (que emergiram da análise) com vistas a defesa do self e produção de sentido foram mobilizados e os sentidos resultantes foram condicionados à intensidade de ameaça ao self, independentemente, da manutenção ou não do vínculo empregatício. Todos os estudos foram baseados em entrevistas em profundidade e dados documentais e tiveram a análise de conteúdo como ferramenta analítica. A tese contribui para a investigação de como os empregados reagem a eventos organizacionais traumáticos e como processos identitários condicionam a produção de sentido a partir desses eventos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui