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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: PRODUÇÃO E CONSUMO DO AUDIOVISUAL: O TRABALHO DE ROTEIRISTA E O PODER DO CINEASTA NO CINEMA BRASILEIRO Autor: MELISSA DE ARAUJO CABRAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 54361
Catalogação: 24/08/2021 Liberação: 24/08/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54361&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54361&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54361
Resumo:
Título: PRODUÇÃO E CONSUMO DO AUDIOVISUAL: O TRABALHO DE ROTEIRISTA E O PODER DO CINEASTA NO CINEMA BRASILEIRO Autor: MELISSA DE ARAUJO CABRAL
Nº do Conteudo: 54361
Catalogação: 24/08/2021 Liberação: 24/08/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54361&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54361&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54361
Resumo:
Produção e consumo do audiovisual: o trabalho de roteirista e o poder do cineasta no cinema brasileiro tem como proposta aprofundar a reflexão sobre a autoria dos roteiros na produção audiovisual brasileira e o jogo de forças entre os profissionais da área de roteiro e os da área de direção. Ao tomar como ponto de partida para esta reflexão o fato de que o campo de produção cinematográfica no país não valoriza o roteirista tal como na televisão, é o foco da pesquisa investigar o domínio de poder de criação por parte do diretor, considerando os impactos no exercício do trabalho de roteirista e, subsequentemente, nas condições de criação de histórias para o cinema. A estratégia metodológica envolveu recursos qualitativos, como a realização de entrevistas em profundidade para a análise da profissão de roteirista. O objetivo é que o resultado do trabalho sirva como base de informações que possam fomentar reflexões sobre a questão da construção de narrativas no cinema brasileiro, com abordagens que envolvem as formas de representações desse trabalho e de suas condições sociais, econômicas e financeiras para permanecer na cadeia produtiva do audiovisual.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |