$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: EL NEOLIBERALISMO NACE Y MUERE EN CHILE: UM ESTUDO DE CASO DAS POLÍTICAS ECONÔMICAS NEOLIBERAIS NA PERIFERIA DO SISTEMA INTERNACIONAL
Autor: MARINA MORENO DE FARIAS
CAMILA GONZAGA SEIXAS
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 54279
Catalogação:  19/08/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54279@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.CadRI.54279

Resumo:
O Chile é caracterizado como o primeiro país do Sistema Internacional a estabelecer o neoliberalismo enquanto projeto político e econômico. O objetivo principal deste artigo é analisar as consequências negativas dessas políticas nos âmbitos social, político e econômico, demonstrando como historicamente os índices macroeconômicos do país não são convertidos em direitos sociais, o que ocasionou, recentemente, diversas insurreições sociais. A teoria do Sistema Mundo auxiliará na compreensão acerca da dependência atribuída aos países periféricos, entendendo-se que os lucros e resultados econômicos positivos adquiridos nestes países são transferidos para os países do centro do sistema-mundo capitalista. Assim, as práticas neoliberais empreendidas em países latino-americanos, exemplificados aqui pelo Chile, demonstraram ser socialmente prejudiciais, além de reforçarem a posição hegemônica das potências do centro capitalista, status exercido sobretudo pelos Estados Unidos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui