$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: BATALHAS EPISTÊMICAS EM AMBIENTE POLARIZADO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL
Autor: CAROLINA VALENTE DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 54271
Catalogação:  19/08/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54271@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54271@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54271

Resumo:
Atualmente, diferenças de visões de mundo, especialmente as de natureza ideológica e política, vêm promovendo um clima de polarização, seja no ambiente off-line ou online. Uma das munições utilizadas na guerra do nós contra eles é o conhecimento. Discussões acaloradas são sustentadas por uma disputa de quem tem razão, quem está certo ao defender determinada posição. À luz de uma abordagem que integra a teoria do conhecimento aos estudos sobre postura epistêmica, na perspectiva da Análise da Conversa Etnometodológica, este trabalho tem por objetivo examinar como são construídas as batalhas epistêmicas na seção de comentários de um jornal digital, hospedado no YouTube, que posta vídeos de operações policiais avaliadas como abusivas. Os resultados demonstram que os participantes buscam derrotar o oponente invocando um desiquilíbrio epistêmico entre as partes. Para tanto, mobilizam diferentes recursos linguísticos para reivindicar uma postura epistêmica de mais conhecimento e deslegitimam posições que não são sustentadas por conhecimentos fundamentados e confiáveis. Os resultados revelam também que, em termos de efeitos argumentativos, as batalhas epistêmicas são um jogo sem vencedores. Elas não contribuem para modificar crenças enganosas, informações falsas e preconceitos. Elas servem apenas para reforçar a construção de identidades totalizantes, dificultando qualquer possibilidade de entendimento mútuo, ainda que não haja acordo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui