$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: DESIGN PARA SUSTENTABILIDADE: EVOLUÇÃO E ENSINO NOS CURSOS DE DESIGN
Autor: IAGO MACHADO CORREA SANTIAGO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALFREDO JEFFERSON DE OLIVEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 54245
Catalogação:  17/08/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54245@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54245@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54245

Resumo:
A sustentabilidade é um tema cada vez mais debatido por cidadãos, assim como em ambientes acadêmicos, instituições governamentais e fóruns mundiais. O Design para Sustentabilidade, ainda que discutido há algumas décadas, não aparenta ser parte de requisitos no ensino em Design. Isto acontece, pois, a questão fica a cargo de apenas alguns professores; dependem do interesse dos alunos; ou até mesmo o ensino concentra-se somente nos aspectos ambientais. Sendo assim, esta pesquisa busca avaliar a inserção do ensino do Design para Sustentabilidade nos cursos de graduação em Design, no intuito de discutir possíveis melhorias na docência e aprendizado dos alunos. A dissertação inicia-se com um panorama geral das abordagens do Design para Sustentabilidade, que são debatidas atualmente em artigos, congressos e no próprio meio acadêmico. Com isso, pode-se observar que existe uma certa evolução na abrangência dos campos de atuação do design, passando do foco apenas em materiais para sistemas complexos integrados. Ainda, há uma observação do cenário atual do Design para Sustentabilidade nos cursos de graduação, com uma análise das Diretrizes Curriculares Nacionais, ensino e prática do Design nas salas de aulas; e uma avaliação do contexto atual do Design para Sustentabilidade nas universidades, através da investigação das disciplinas que abordam o tema. Por fim, foram feitas entrevistas com professores e questionários com alunos, a fim de descobrir possíveis relações entre o ensino e aprendizado na visão dessas duas classes. Com isto, verificou-se que o ensino da sustentabilidade no Design depende de professores interessados em difundir o tema, juntamente com alunos dispostos a debatê-lo; que ainda há pouca discussão sobre o tema em algumas universidades; que somente a teoria não incentiva os alunos a utilizarem as abordagens nos ofícios.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui