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Título: PLANEJAMENTO DA OPERAÇÃO NO CURTO PRAZO COM RESTRIÇÕES PROBABILÍSTICAS E REGRAS DE DECISÃO LINEARES USANDO UMA ABORDAGEM COM CENÁRIOS
Autor: GUILHERME PEREIRA FREIRE MACHADO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALVARO DE LIMA VEIGA FILHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 54171
Catalogação:  12/08/2021 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54171@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54171@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54171

Resumo:
O planejamento hidrotérmico estocástico multi-etapa se destaca como um dos problemas mais importantes do setor elétrico, principalmente devido à sua grande relevância na operação do sistema. Este problema refere-se a determinar o despacho ótimo das usinas que minimizam o custo de operação sob as restrições físicas do sistema. Uma das principais dificuldades do problema reside nas representações de incerteza, pois a decisão de despacho deve considerar os diferentes cenários possíveis de afluência de água, geração renovável e demanda. Mais recentemente, o grande aumento de fontes renováveis variáveis trouxe a atenção dos pesquisadores para como melhorar a granularidade do modelo sem aumentar muito o tempo computacional. Neste trabalho é proposto uma nova formulação para um despacho econômico estocástico multi-etapa com unit-commitment. O modelo usa regras de decisão afins para ser computacionalmente tratável. A relação entre regras de decisão e o scenario approach é explorada e, ao construir o conjunto de incertezas, tanto a viabilidade da política da regra de decisão quanto a restrição probabilística do balanço de carga são automaticamente respeitadas.

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