$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: CONSISTÊNCIA DE DESEMPENHO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO NO BRASIL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LUIS FILIPE ROSSI

Colaborador(es):  ANTONIO CARLOS FIGUEIREDO PINTO - Orientador
Número do Conteúdo: 5411
Catalogação:  03/09/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5411@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5411@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5411

Resumo:
A presente tese tem por objetivo investigar consistência de desempenho em fundos de ações no Brasil, durante o período ocorrido entre julho/1994 e junho/2001, buscando resposta para a seguinte pergunta: analisando as séries temporais de retornos de fundos de ações no Brasil, será possível determinar aqueles com maior probabilidade de virem a se tornar os de maiores retornos no futuro? Em outras palavras, será o desempenho de fundos de ações consistente ao longo de tempo, permitindo a construção de modelos com capacidade preditiva? A metodologia utilizada foi de caráter exclusivamente quantitativo, hipótese de preços traduzindo informações completas. Foram aplicados testes de consistência de desempenho do tipo Tabelas de Contingência 2X2 (sem ajuste para risco e com ajuste para risco, através de classificação por Alfa s de Jensen) e Portfolio Change Measure (PCM). Os testes PCM utilizam as ponderações das carteiras, sendo tal metodologia de aplicação inédita em fundos de ações no Brasil. Os resultados apresentam evidências de consistência de desempenho entre o primeiro e o período analisados. Tais evidências não se sustentam entre o segundo e o terceiro período. O padrão de consistência é mais forte no fundos de desempenho inferior. Foram aplicados testes para detectar e mensurar impactos de viés de sobrevivência e custos de transação nos retornos dos fundos. Os resultados, obtidos através de ponderação de carteiras e demonstrativos de fontes e aplicações de recursos dos fundos, não detectam viés de sobrevivência nem influência de custos de transações nos retornos dos fundos de ações analisados. O desempenho dos fundos de ações analisados deve ser considerado insatisfatório.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CAPÍTULO 6  PDF  
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui