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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: VOZ EM JOGO - O SOM DA IMAGEM: ANÁLISE VISUAL DE JOGOS COMPUTACIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO FONOARTICULATÓRIO DE CRIANÇAS SURDAS Autor: LETICIA VORCARO GOMES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5408
Catalogação: 02/09/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5408@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5408@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5408
Resumo:
Título: VOZ EM JOGO - O SOM DA IMAGEM: ANÁLISE VISUAL DE JOGOS COMPUTACIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO FONOARTICULATÓRIO DE CRIANÇAS SURDAS Autor: LETICIA VORCARO GOMES
Nº do Conteudo: 5408
Catalogação: 02/09/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5408@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5408@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5408
Resumo:
A presente dissertação parte de um estudo realizado no
Instituto Nacional de Educação dos Surdos que pensa as
questões das mensagens visuais de jogos de computador
destinados à aquisição da fala de crianças surdas. Os
jogos, conhecidos como Jogos de Voz e desenvolvidos no
Laboratório de Processamento Digital da Fala, da Faculdade
de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP, na tese
de doutorado de Antônio Marcos de Lima Araújo, consistem
na retroalimentação visual da fala do jogador. Isto é,
enquanto a criança exercita o controle dos órgãos de
fonação em um microfone ligado ao computador, ela
compreende e assimila o exercício através de uma resposta
gráfica e ilustrativa gerada em tempo real na tela do
computador. A criança vê o que está falando. Dos quatorze
módulos dos Jogos de Voz que foram jogados por crianças
com idade entre 6 e 12 anos, em seções regulares, durante
um ano, na Divisão de Fonoaudiologia, DIFON, do INES,
foram selecionados para análise os dois mais jogados nesse
período. A avaliação dos jogos de retroalimentação visual
para crianças surdas, que buscam representar visualmente o
que ocorre no instante da fala, indica que o
design exerce papel determinante na aquisição dos
resultados a que se propõem.