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Título: UMA ESCOLA LATINO-AMERICANA DE HEGEMONIA? ELEMENTOS PARA UMA PROPOSTA INTERPRETATIVA
Autor: RAUL BURGOS
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 54007
Catalogação:  02/08/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54007@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54007@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.OSQ.54007

Resumo:
O objetivo deste trabalho é esboçar, de modo descritivo, não analítico, uma paisagem das principais correntes da recepção do conceito gramsciano de hegemonia na América Latina, argumentando que, na diversidade de interpretações envolvidas podemos encontrar características que nos permitem, em termos hipotéticos, falar de uma escola latino-americana da hegemonia. Neste sentido, é realizada uma exposição geográfica e temática, com o objetivo de evidenciar os contornos mais relevantes dessa escola. Na última seção do artigo, o autor trava um breve diálogo crítico com a interpretação pós-colonial da recepção de Gramsci na América Latina proposta por Walter Mignolo, e com a abordagem que denomina escola filológica italiana dos estudos gramscianos.

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