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Título: LIDERANÇA E CLIMA ORGANIZACIONAL: A BUSCA DE UMA BOA SAÚDE DOS RESTAURANTES
Autor: LUCCA DE FARIA NUNES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCELO FERNANDEZ PINEIRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 53971
Catalogação:  29/07/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53971@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53971@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53971

Resumo:
A liderança é uma das habilidades mais crucias no desenvolvimento do clima organizacional de um restaurante. Diante disso, elaborou-se o seguinte objetivo geral para esta pesquisa: identificar os impactos ocasionados pelo tipo de liderança desenvolvida em restaurantes franceses e comparar os restaurantes do Rio de Janeiro e do Tahiti. A pesquisa buscou analisar os conceitos de liderança, seus modelos mais utilizados em restaurantes, a sua importância e o ambiente organizacional que a rodeia. Por fim, analisar a gastronomia francesa, pois o estudo foi focado na liderança dos restaurantes franceses. Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa qualitativa, utilizando como procedimentos metodológicos uma abordagem descritiva e exploratória associada à pesquisa bibliográfica em livros, artigos, teses e dissertações. A pesquisa qualitativa foi realizada através de entrevistas com cinco líderes de restaurante, localizados no Rio de Janeiro e no Tahiti, os quais responderam cinco perguntas relacionadas a tipos de liderança, clima organizacional e organização do restaurante. Além das entrevistas, foi realizado um questionário on-line, direcionado a chefes e cozinheiros, com o objetivo de compreender como os funcionários se relacionam entre si e com suas tarefas. Os resultados apresentaram uma comparação entre o modelo de liderança brasileiro e francês, e uma boa liderança está no equilíbrio entre os dois modelos. Durante as entrevistas, eles demonstraram que estão insatisfeitos com o clima organizacional do restaurante, ou seja, a relação líder e funcionários estava precária, apresentando desconforto e desmotivação. Conclui-se, por meio da amostra coletada, que o objetivo geral foi contemplado, ou seja, foi possível identificar os impactos ocasionados pelo tipo de liderança desenvolvida em restaurantes.

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