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Título: NAS TRAMAS DO COTIDIANO: ADULTOS E CRIANÇAS CONSTRUINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): SILVIA NELI FALCAO BARBOSA

Colaborador(es):  SONIA KRAMER - Orientador
Número do Conteúdo: 5394
Catalogação:  01/09/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
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Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5394@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5394@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5394

Resumo:
Esta dissertação tem como objetivo estudar as interações estabelecidas entre crianças e adultos no cotidiano de uma escola pública de educação infantil no município do Rio de Janeiro, tendo como base uma metodologia que entende a criança como sujeito da pesquisa. Assim, a compreensão desse cotidiano leva em consideração o ponto de vista da criança, de como a criança se apropria desse espaço, o que ela faz, o que ela diz, entendendo a importância da brincadeira para a criança conhecer o mundo e reconhecer-se no mundo. A análise parte do diálogo com o pensamento de autores identificados com estudos sobre a infância, a criança e a educação infantil (Manoel Sarmento, Manoel Pinto, Sonia Kramer, Lev Vygotsky, Walter Benjamin, entre outros). O primeiro capítulo, fala dos encontros possíveis entre a educação infantil, a infância e a criança. O segundo capítulo apresenta uma descrição das escolhas, acertos e desacertos, nos quais se estruturaram os rumos desta pesquisa. E, o terceiro capítulo, traz uma análise do cotidiano da educação infantil a partir da observação das interações entre crianças e adultos e das crianças com seus pares. Assim, o presente estudo é um convite a olhar a infância a partir do que é específico da criança - seu poder de imaginação, fantasia, criação - entendendo as crianças como produtoras de cultura e que nela são produzidas.

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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
INTRODUÇÃO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CONCLUSÃO  PDF
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS  PDF
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